sábado, 15 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

Meu Primeiro Beijo – de Antonio Barreto

Aquecimento/Oralidade:
Antes da atividade: perguntar o que sugere o título . Ao que remete? Tipos de beijo.

Leitura  individual ( alunos com dificuldade  fazer a leitura em dupla).
O aluno sem dificuldade lê para aquele que tem dificuldades, ou o próprio professor faz a leitura para estes alunos, trabalhando o ajuste de leitura.

Prática:

Interpretação do texto (elaborar questões) , referente ao texto.
Quem são os personagens da história?
Qual idade eles parecem ter?
Onde aconteceu primeiro beijo?
Quanto tempo parece durar a história?
Qual o tema abordado?

Pesquisar na internet em dupla ou trio, textos (diversos gêneros) que falem sobre o beijo.

Intertextualidade ente os textos : o que pesquisaram com o texto original, identificando semelhanças e diferenças  entre os textos.
Leitura e  análise de músicas: “ Beijinho Doce”,  “Beijo, Beijinho, beijão”, “ Eu já sei namorar”.

Uso da língua

Uso de dicionário:
Grafar palavras desconhecidas no texto e procurar seus significados.

Estudos de verbos no modo Imperativo.

Produção textual:

Em dupla produzir um texto lúdico em forma de receita culinária ,lembrando das características deste gênero (injuntivo/prescritivo).
Os alunos com melhor desempenho desenvolve a atividade com aluno com mais dificuldade.


Produto final:
 Digitar os textos na Sala de Informática e montar um livro com esse tema, “receitas  do Meu Primeiro Beijo”, cada dupla ilustra o seu texto.
Exposição dos livros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário