Situação de aprendizagem do texto :"Meu primeiro beijo" de Antonio Barreto
Objetivos: ler e analisar diferentes tipos de texto sobre o mesmo tema.
Público alvo: 9º ano
Competências e habilidades desenvolvidas
- Reconhecer os elementos da narrativa;
- Inferir significados de palavras expressões inseridas no texto;
- Relacionar o texto verbal com o texto não- verbal;
-Identificar as características do conto.
Antes da leitura
- Reconhecer os elementos da narrativa;
- Inferir significados de palavras expressões inseridas no texto;
- Relacionar o texto verbal com o texto não- verbal;
-Identificar as características do conto.
Antes da leitura
(A) Leitura e análise das obras:
(B) O que sabem sobre as obras
“O beijo” de August Klimt e Romero Britto
1)Qual a relação entre o título da obras e as imagens?
2)O primeiro beijo pode ser tema de um texto?
3)Que tipo de texto pode ter como tema o beijo?
O primeiro beijo
O primeiro beijo
Inaugura a casa
Inaugura o corpo
Talha a primeira pedra
Do caminho
Pode e deve ser doce
Abelha inventando o mel
Pode e deve ser louco
Doce voo louco
No corpo do outro
(Roseana Murray-poemas de amor adolescente)
5)Qual a relação entre as imagens e o poema?
4)Em sua opinião, há uma idade certa para beijar?Por quê?
B) leitura e análise de texto:
Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
“Você é a glicose do meu metabolismo”.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.
Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?Aula=22430
Antonio Barreto (Antonio de Pádua Barreto Carvalho) nasceu em Passos (MG) em 13 de junho de 1954. Reside
|
1 Quais as características do garoto no texto?
2 O texto é narrado em:
( ) primeira pessoa-narrador personagem
( ) terceira pessoa-narrador observador.
( ) terceira pessoa-narrador onisciente
( ) primeira pessoa-narrador testemunha
3)Qual o local em que aconteceu o fato narrado?
4)... “Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher”.
O que levou a garota a sentir dó do Culta?
( ) o bilhete mal escrito
( ) a timidez do garoto
( ) a falta de romantismo
( ) por ele ser feio
5 )Por que o apelido do garoto era Cultura inútil?
6) “E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo”
Por que o primeiro beijo era considerado um abismo para as personagens?
7) Observe a linguagem do texto, pode ser considerada formal ou informal? Justifique com passagens do texto.
8) Que palavras ou expressões marcam a passagem do tempo no texto?
9) Relacione o dito popular "A primeira impressão é a que fica". Isso se confirma no texto?
10) Comente o desfecho do texto “... e foi ficando nisso normal".
11) Identifique as palavras desconhecidas do texto que dificultaram o seu entendimento. Busque o seu significado no dicionário.
Depois da leitura
Produção de texto
Produção de texto
Escreva uma narrativa em primeira pessoa, com aproximadamente 30 linhas, sobre o tema “Meu primeiro amor”. Não esqueça do título.
Silvia,você elaborou muito bem esta sequencia didática, ensinar ao aluno a fazer leitura de imagem é muito importante para o desenvolvimento das habilidades leitora e escritora. Parabéns!
ResponderExcluir