O blog “rememorandoleituras” foi criado a partir do curso de formação continuada "Melhor Gestão, Melhor Ensino" e é parte integrante do Programa “Educação – Compromisso de São Paulo” que dá continuidade às atividades de formação desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de aperfeiçoar a prática dos gestores e dos professores do Ensino Fundamental dos Anos Finais das unidades escolares.
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Situação de aprendizagem
Situação de aprendizagem
Texto: No Aeroporto
1) Observe as palavras em destaque: “Galeão” e “violino”, que respectivamente são substantivos:
a) Próprio – composto;
b) Simples – coletivo;
c) Próprio – simples;
d) Composto – coletivo.
2) Com base nos elementos da narrativa, responda:
a) A narrativa está em 1ª ou 3ª pessoa ? Comprove sua resposta com um trecho do texto.
b) Onde se passa a narrativa ?
c) Qual o tempo predominante, cronológico ou psicológico ?
d) Quais os personagens presentes na narrativa?
3) O texto Aeroporto de Carlos Drummond de Andrade, trata-se de:
a- uma crônica
b uma fábula
c- uma poesia
d- um conto
e- uma notícia
4)Leia o seguinte trecho retirado do texto e responda:
“Fui levá-lo ao galeão, onde esperamos três horas o seu quadrimotor.”
- Pedro foi levado para o galeão, que lugar é esse?
- O que é um quadrimotor?
5 Por que Pedro se comunicava apenas através de gestos e expressões?
6)Quanto tempo Pedro passou na casa do amigo?
7)Como é o amigo de Pedro?
8) Por que as pessoas andavam na ponta dos pés, ou descalços, levando tropeções no escuro?
9) O que o autor quis dizer com a frase: “ De repente o aeroporto ficou vazio.” ?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário